quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Hoje: momento de decisão


Estamos constantemente decidindo o que vamos fazer, o caminho a seguir, o modo com nos posicionamos diante das circunstâncias. Até mesmo, quando alguém decide não decidir, está tomando uma decisão. Decisões são molas propulsoras da vida, pois nos impulsionam para frente.



A cada momento decidimos, conscientemente ou não, para onde direcionamos nossa atenção.

O foco para o qual voltamos nossa atenção determina as opções que fazemos; cada pequeno ato que colocamos em ação.

O pré-requisito para desenvolver a habilidade de tomar decisões é perder o medo de errar.

Embora não seja possível acertar o tempo todo, a capacidade de tomar decisões é o melhor antídoto contra dificuldades.
Assim como para entrar em forma é necessário praticar uma atividade física com regularidade, o hábito de tomar decisões aumenta o percentual de acertos obtidos.
Uma decisão correta evita erros que poderiam afetar sua vida pessoal e profissional, criando problemas financeiros, amorosos, familiares.
O que acontece em sua vida pode ser interpretado como o resultado das decisões que você tomou.

A indecisão destrói oportunidades. 

Pessoas indecisas podem terminar vivendo de sonhos. Quando acordam se vêem vazias, no mesmo ponto de partida de onde nunca saíram.

O que você tem a perder apostando numa escolha?

Não há garantias na vida. Mas não há como viver sem fazer escolhas. Ao optar por algo, você abre mão das outras opões. Talvez, aí se encontre a chave da dificuldade de decidir.
Ao não fazê-lo, na verdade, você entrega o seu poder ao outro, ao mundo, às circunstâncias e fica à mercê dos acontecimentos.
 
Faça uma lista e entre em ação
Pessoas bem-sucedidas sabem que é preciso decidir todo o tempo.
Experimente fazer uma reflexão sobre as pequenas decisões que você pode tomar agora e que, somadas, farão a diferença na sua vida.
Não precisa ser nada complicado.
Estamos falando de decisões como, por exemplo, não comer aquele chocolate a mais, fazer a tarefa que está pendente, manter a casa arrumada, atualizar o seu currículo, responder aos e-mails na sua caixa postal, pedir desculpas a alguém a quem tenha magoado, matricular-se  naquele curso que vem planejando fazer, manter seus estudos em dia, dar aquele telefonema... e tantas outras pequenas ações que o levarão adiante na direção dos seus objetivos.

Tome decisões, porque a indefinição é o resultado de fracassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário